Uni-CV promove conferências sobre “Ética na pesquisa em saúde” e “Clonagem humana reprodutiva e edição genómica”

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) inicia quarta-feira um ciclo de conferências sobre “Ética na pesquisa em saúde” e “Clonagem humana reprodutiva e edição genómica”.

Segundo informações avançadas pela instituição, o evento promovido pela Uni-CV, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), decorre no âmbito do projecto “Reforço de bioética na África Lusófona”.

A conferência sobre “Ética na pesquisa em saúde”, prevista para a tarde do dia 13, será ministrada pela professora do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique e da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Esperança Sevene.

No dia 15, quinta-feira, a professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Helena Pereira de Melo irá proferir a conferência “Clonagem Humana Reprodutiva e Edição Genómica”.

A margem das conferências, está previsto ainda para os dias 14 e 15, a realização do curso “Bioética na Pesquisa em Saúde”, que tem por objectivo sensibilizar os participantes e parceiros para o reforço e consolidação das suas actividades no que diz respeito aos seus comités de ética em pesquisa com seres humanos.

A formação pretende ainda fazer uma reflexão e partilha das questões ligadas a ética na pesquisa em saúde, reforçar os conhecimentos dos participantes e fomentar as condições para a futura instalação de uma comissão de bioética na Uni-CV.

O curso é destinado aos membros ou potenciais membros dos comités de ética em pesquisa, investigadores e clínicos profissionais, representando diferentes áreas de interesse, membros leigos da sociedade civil, comunidades religiosas, associações profissionais e juristas.

AV/AA

Inforpress/Fim