UCID pede aceleração do Governo no processo de melhoria da iluminação pública e de políticas que promovam o emprego jovem

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pediu hoje ao Governo que acelere o processo de melhoria da iluminação pública e que implemente medidas eficazes, visando promover o emprego jovem nos diferentes bairros da Praia.

António Monteiro lançou este apelo em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, na Cidade Praia, quando fazia o balanço da visita efectuada a vários bairros da capital cabo-verdiana.

Na ocasião, enalteceu o trabalho que o Governo está a fazer na melhoria e promoção da segurança, através da implementação de câmaras de vídeo vigilância e a colocação de lanternas do baixo consumo de energia.

“Temos bairros mal iluminados, isto segundo as populações dessas zonas e por causa desta má iluminação fomos informados que ainda existe a questão dos assaltos. Entendemos que o Governo tem feito um esforço enorme para a colocação das câmaras de vídeo vigilância e a melhoria da iluminação, mas, infelizmente esse esforço está muito aquém daquilo que é a ambição da população”, afirmou.

Segundo este responsável, ao visitar o bairro de Taiti, que fica no interior de Tira Chapeu, foi confrontado pelos moradores que estão a enfrentar vários problemas sociais com destaque para a habitação social, com casas que estão em péssimas condições, tendo neste sentido apelado à Câmara Municipal da Praia que dê uma atenção especial a este bairro.

“Fomos confrontados no bairro de Cobom por vários cidadãos que disseram que há mais de sete meses que foi retirado uma conduta de água para o abastecimento das suas casas e que continuam a pagar taxa pedindo que as mesmas sejam retirados das suas facturas”, informou, sublinhando que a UCID, independentemente do pleito eleitoral em 2020 e 2021, pretende reforçar a sua intervenção na ilha de Santiago e auscultar os moradores.

Para além da problemática da iluminação pública, o líder da UCID apelou igualmente a autarquia da Praia que analise as possibilidades de desenvolver insta estruturas desportivas no bairro de Eugénio Lima, possibilitando aos jovens desse mesmo local a terem outras opções de vida nos tempos livres.

No que se refere à problemática do desemprego que afecta principalmente a camada jovens dos diferentes pontos do país, a UCID de acordo com o seu presidente apela ao Governo que adopte medidas eficazes visando promover o emprego jovem na cidade da Praia.

“É preciso fazer-se desenvolver a economia que crie riquezas e postos de trabalho a esses jovens que, por causa da falta do trabalho, muitas vezes, ficam nas esquinas. Para além do desemprego, temos a problemática de ocupação dos tempos livres dos jovens”, realçou.

CM/JMV

Inforpress/Fim.