SNIAC reconhecido pela ID4Africa como membro da “Coalizão para o Dia Internacional de Identidade”

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – O Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC) foi reconhecido pela ID4Africa como membro da “Coalizão para o Dia Internacional de Identidade”, passando a fazer parte de uma lista de mais de 70 players mundiais.

Segundo uma nota informativa publicada na sua página oficial, o SNIAC passa a integrar o grupo de instituições como o Banco Mundial, Unicef, Centro para o Desenvolvimento Global, MasterCard, e outras grandes instituições de todo o mundo que propõem a promoção da institucionalização do dia internacional da identificação junto das Nações Unidas.

Os membros, adianta a mesma fonte, propõem debruçar-se, de igual modo, sobre um conjunto de matérias de relevância na área da identificação digital, nomeadamente problemas, soluções, técnicas, tecnologias, estratégicas aos níveis nacionais, regionais e internacionais.

“Para nós, é uma grande oportunidade de estarmos juntos dos grandes, trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento global”, lê-se na publicação do SNIAC.

A ID4Africa é um movimento ID-4-All que acompanha as nações africanas na sua jornada para desenvolver ecossistemas de identificação robustos e responsáveis em torno da identidade digital ao serviço do desenvolvimento, acção humanitária, segurança e facilitação.

É um tripartido com representação de governos africanos, agências de desenvolvimento e indústria.

A ID4Africa foi motivada pela necessidade de promover a identidade legal para todos na África, consistente com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável e para capacitar os indivíduos a reivindicar os seus direitos e a se beneficiar dos frutos do desenvolvimento.

A Reunião Anual do Movimento ID4Africa é realizada num país africano diferente a cada ano, tendo o evento sido inaugurado na Tanzânia, em 2015, seguido por um evento marcante em Ruanda, em 2016.

Em 2017, um “evento maior, melhor e mais pertinente” foi realizado na Namíbia, enquanto o 4º Encontro Anual aconteceu em Abuja, Nigéria, de 24 a 26 de Abril de 2018. Perspectiva-se que o 5º Encontro Anual tenha lugar em Joanesburgo, África do Sul, de 18 a 20 de Junho de 2019.

CM/JMV

Inforpress/Fim.