São Miguel: Criadores recebem formação em recolha e conservação de pasto

Calheta, 09 Nov (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) realizou hoje uma formação em São Miguel sobre recolha e conservação de pasto, com o objectivo de sensibilizar os criadores da região a ter mas conhecimento da matéria.

Segundo a técnica de MAA, Lígia Matos, o objectivo desta acção, que se realiza no âmbito do programa POSER – CLIMA, é sensibilizar e dotar os criadores de conhecimentos necessários em matéria de recolha e diferentes métodos de conservação de pasto.

Para esta responsável, o segredo de guardar o pasto é “saber cortar e não arrancar”, porque quando faz-se isso, o pasto sai com a raiz provocando um impacto ambiental “muito negativo”.

Lígia Matos enumerou alguns passos para um bom tratamento e uma boa conservação dos pastos, por exemplo, cortá-los no momento certo e ser conservado.

Sublinhou que Cabo Verde tem um défice estrutural de pasto que ronda as 27 mil toneladas, isso devido ao número de animais que ultrapassa a capacidade produtiva de pastos.

A técnica de MAA recomenda todos aos criadores a reduzir o seu efectivo, ou seja, adequar à capacidade de produção e criar pela qualidade e não pela quantidade, permitindo, assim, fazer uma boa gestão dos recursos, pasto e animal.

Os criadores, em declarações à Inforpress, consideraram esta formação “muito importante”, porquanto, dizem, doravante já sabem como conservar o pasto, conhecem as regras para uma boa conserva e entendem que se todos utilizarem estas técnicas, Cabo Verde vai ter mais pastos.

CL/CP

Inforpress/Fim