São Lourenço dos Órgãos: ECAA realiza palestra em comemoração ao dia Mundial do solo

Jõao Teves, 05 Dez (Inforpress) – A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) de São Jorge realizou hoje uma palestra sob o lema “seja a solução à poluição do solo” que visa sensibilizar e chamar a atenção sobre a poluição e desastres dos solos.

Segundo Isaurinda Baptista, presidente da ECAA, esta actividade foi organizada para celebrar o Dia Mundial do Solo, com o jectivo de sensibilizar e chamar atenção sobre a importância do solo e a necessidade da sua gestão sustentável.

“Em Cabo Verde, conservar solo tem uma importância grande, porque, por um lado, temos a limitação de solo aráveis e, por outro, é susceptível a erosão e, portanto, a conservação do solo é essencial para garantir a produção agrícola”, afirmou., acrescentando que o maior risco em Cabo Verde é a erosão, por ser a principal causa de degradação de solos.

Apontou a poluição associada à prática agrícola, como o uso da pesticida e o uso do agrotóxico, de uma forma geral, para poder garantir a produção agrícola, como outros riscos, porque também contaminam o solo se não for feito de forma adequado.

O responsável indicou ainda uma outra preocupação, que é a poluição com os plásticos, visto que em Cabo Verde, sublinhou, o uso de plástico pode degradar e contaminar o solo com micro plásticos e depois entrar na cadeia alimentar e prejudicar, por via disso, a saúde humana.

Para Isaurinda Baptista, a questão da poluição do solo “é uma realidade escondida, não é visível”, mas hoje em dia esse tema está a ser muito discutido, “até porque vem prejudicando o ambiente e a saúde”.

Esta actividade, enquadrada no programa das comemorações do Dia Mundial do Solo, terminou com a exposição, demonstração (postais sobre solos, materiais, equipamentos), dramatização e música sobre a poluição do solo.

CL/JMV

Inforpress/Fim