Santo Antão: Levantamento do embargo e valorização do grogue são apostas para relançar a agrícultura em 2019 – municípios

Porto Novo, 31 Dez (Inforpress) – O levantamento do embargo decretado aos produtos agrícolas e a valorização do grogue afiguram-se entre as principais medidas, apontadas pela Associação dos Municípios de Santo Antão, para o relançamento da agricultura nesta ilha, já a partir de 2019.

Com embargo, imposto em 1984, devido à praga dos mil-pés, o mercado para os produtos agrícolas de Santo Antão restringe-se a apenas à ilha de São Vicente que, segundo o presidente da associação dos municípios desta ilha, já é muito disputado pelos produtores de Santiago e São Nicolau.

Por isso, os municípios de Santo Antão, segundo Orlando Delgado, estão ao lado os agricultores na luta pelo levantamento, já em 2019, do embargo, medida que, a se ver, “não faz qualquer sentido”.

O relançamento da actividade agrícola em Santo Antão passa, por outro lado, pela valorização e certificação do grogue, cujas condições já estão criadas para que isso aconteça durante a safra de 2019, que decorre entre Janeiro e Julho.

Com a valorização do grogue, os agricultores vão poder investir nas suas propriedades agrícolas e, com isso, contribuir para a dinamização da agricultura em Santo Antão que, segundo o presidente da Associação dos Municípios, tem estado em declínio nos últimos 30 anos.

Os autarcas santantonenses apontam ainda o turismo como outro sector que conhecerá, em 2019, algum dinamismo, com intervenções nos percursos turísticos e surgimento de novos empreendimentos no quadro do projecto Rota das Aldeias Rurais, financiamento pelo Governo em mais de 50 mil contos.

JM/CP

Inforpress/Fim