Santo Antão: Laboratório de certificação do grogue vai arrancar em 2018 com muita qualidade – Orlando Delgado

 

Ribeira Grande, 10 Nov (Inforpress) – O laboratório de certificação da qualidade dos produtos agroalimentares, incluindo o grogue, entra em funcionamento em 2018, no Centro de Formação em Afonso Martinho, e o edil de Ribeira Grande promete “tolerância zero” à prevaricação.

Segundo Orlando Delgado, “o centro dispõe de um dos melhores laboratórios existentes em Cabo Verde” e o protocolo assinado entre a Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) e o Governo passa a gestão do centro para as câmaras municipais da ilha que “têm vontade para fazê-lo funcionar, efectivamente”.

“O sistema de certificação já está a funcionar, já temos técnicos a trabalhar no laboratório, e a certificação de produtos, sobretudo a aguardente, vai arrancar com muita qualidade” garantiu o autarca reiterando que “vamos ter tolerância zero em relação à prevaricação”.

Orlando Delgado garantiu que o laboratório está a ser equipado para certificar a qualidade dos produtos agroalimentares, mas também “para garantir a qualidade da água consumida pelas populações” de toda a ilha de Santo Antão.

Outra vertente do Centro de Formação em Transformação Agroalimentar, em Afonso Martinho, é o incentivo à produção.

A esse propósito, o edil de Ribeira Grande indicou que a ideia é que esse espaço fique “à disposição das pessoas que, efectivamente, querem produzir” e as próximas acções preveem formações em transformação agroalimentar destinadas a operadores do sector agrícola de toda a ilha de Santo Antão para que possam tirar o melhor proveito das condições existentes no centro.

HF/FP

Inforpress/Fim