Santiago Norte: Deputados do MpD vão levar problemas da população às instituições e ao Governo

Assomada, 10 Jan (Inforpres) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), que visitaram durante dois dias os municípios de Santa Cruz e Santa Catarina (ilha de Santiago), vão levar os problemas da população da região às instituições e ao Governo.

Em declarações à imprensa em jeito de balanço, o porta-voz dos parlamentares, David Elias Gomes, disse que a visita teve por objectivo promover a política de proximidade com a população de Santiago Norte e ainda serviu para se inteirarem dos problemas, dificuldades e anseios dos mesmos.

Das preocupações da população, apontou o desencravamento das ribeiras e das localidades, escassez de água que, segundo ele, deve-se à falta de chuva nos dois últimos anos, que tem afectado agricultores e criadores de gado e ainda a questão do desemprego.

No entanto, fez saber que o Governo está ciente das vulnerabilidades da população de Santiago Norte e que tem tomado medidas face a estas situações.

Sobre o pedido da população para a promoção do emprego para as famílias afectadas pela seca, informou que o Governo já está a traçar um plano e que o mesmo vai ser apresentado “no momento oportuno”, visando promover o emprego para fazer face às vulnerabilidades da população de Santa Cruz e Santa Catarina.

Nos Engenhos, os deputados afirmaram que as pessoas estão “animadas e com esperança”, sobretudo os que estão a praticar o cultivo e a produção da alface, garantido que futuramente vão ter mais água para que possam continuar a praticar as suas actividades económicas.

Contrariamente ao concelho de Santa Catarina que houve produção de pasto, a mesma fonte diz que na zona Norte de Santa Cruz o cenário não é o mesmo, pelo que pediu “uma atenção especial” do Governo”.

No concernente ao “estatuto especial” para Santiago Norte pedido pelos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que o maior partido da oposição diz que vai corrigir os desequilíbrios existentes em Santiago Norte em relação às outras regiões do país, David Elias Gomes promete falar sobre esta questão após o pronunciamento do seu partido.

Em Santa Cruz os deputados do MpD visitaram a delegação do MAA, localidades de Ribeirão Almaço e Achada Bel-Bel e em Santa Catarina estiverem na câmara municipal, delegação do MAA e bacia hidrográfica dos Engenhos.

FM/ZS

Inforpress/Fim