Praia acolhe 1º Encontro das Mulheres Eleitas Locais de Cabo Verde

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O 1º Encontro das Mulheres Eleitas Locais de Cabo Verde, núcleo da Rede das Mulheres Eleitas Locais de África (REFELA), onde serão eleitos os órgãos sociais, acontece esta sexta, no Paços do Concelho da Praia.

De acordo com o programa enviado à Inforpress, a cerimónia de abertura está aprazada para arrancar às 09:00 com as intervenções da deputada municipal da Praia e membro da REFELA, Filomena Delgado, e do presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina.

Segue-se a apresentação do “A lei da paridade”, que estará a cargo da presidente da Rede das Mulheres Parlamentares, Lúcia Passos.

Do programa consta ainda a apresentação e aprovação da Proposta de Estatutos da Rede das Mulheres Eleitas Locais de Cabo Verde e eleição dos órgãos sociais da rede.

A REFELA foi constituída em Tânger (Reino de Marrocos) em Março de 2011, por ocasião do 1º Fórum das Mulheres Eleitas Locais de África, tendo como referência os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), particularmente o Objectivo n.º 3, “Promover a Igualdade entre os sexos e a autonomização das mulheres”, a Declaração da CGLU (União das Cidades e Governos Locais) e os objectivos fixados pela Comissão das Mulheres da CGLUA (União das Cidades e Governos Locais de África).

São objectivos da Rede promover a liderança feminina nas instâncias de decisão em particular nas coletividades locais em África, promover a boa governação, integrando a abordagem género e promover o desenvolvimento, tendo em conta os ODM, em particular o Objectivo n.º 3 (a autonomização das mulheres).

GSF/CP

Inforpress/Fim