Porto Novo: MAA confirma a normalização do fornecimento de água para agricultura em Manuel Lopes

Porto Novo, 07 Nov (Inforpress) – As condições para retoma da actividade agrícola em Manuel Lopes, Porto Novo, Santo Antão, estão criadas com a normalização, a partir de hoje, do fornecimento de água para rega nesse vale, segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, confirmou à Inforpress que o furo em Manuel Lopes, que estava inoperante há seis meses, foi já equipado com um novo sistema de bombagem, retomando assim, esta quarta-feira, a produção de água para agricultura e abastecimento público, nessa localidade.

“É com satisfação que anunciamos o restabelecimento do fornecimento de água em Manuel Lopes para actividade agrícola e abastecimento à população. Agora, o mais importante, é a retoma da agricultura nessa zona”, sublinhou este responsável, adiantando que o MAA já discutiu com os agricultores “medidas concretas para, de certa forma, compensar” a perda da produção derivada da falta de água.

Neste âmbito, o MAA, além de isentar, durante algum tempo, os lavradores do pagamento da taxa de produção de água, vai apoiá-los ainda na recuperação de parcelas.

O sistema de bombagem do furo de Manuel Lopes passará, a partir de Dezembro, a funcionar com base em energia fotovoltaica, no quadro de um projecto, já na fase de implementação, financiado através do programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser).

Em relação à Chã Norte, onde, também, por causa de uma avaria no sistema de bombagem do furo local, a actividade agrícola, está, praticamente, paralisada, Joel Barros confirma a previsão de que, ainda no decorrer deste mês de Novembro, estará instalado um novo sistema de bombagem nesse mesmo furo.

JM/JMV

Inforpress/Fim