Santo Antão: Associação de pescadores prepara fórum para debater sector pesqueiro no Porto Novo

Porto Novo, 08 Jan (Inforpress) – A Associação dos Pescadores do Porto Novo, em Santo Antão, prepara, para Fevereiro, a realização de um fórum para debater o sector pesqueiro neste concelho, anunciou hoje o presidente dessa organização, Atlermiro Neves.

O fórum, que se realiza no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 05 de Fevereiro, visa debater, com o envolvimento dos poderes central e local, mas também das instituições de créditos, as potencialidades e fragilidades das pescas no Porto Novo, concelho com grandes potencialidades neste sector, mas a enfrentar ainda vários desafios.

A falta de embarcações, a construção de um caís de pesca e de desembarcadouros de botes, bem assim a melhoria das condições de conservação e comercialização do pescado são alguns dos desafios que se colocam ao sector das pescas no Porto Novo.

Ainda no quadro das comemorações do Dia Nacional do Pescador, esta associação pretende recuperar algumas embarcações em estado de deterioração, segundo o líder associativo.

Para este ano, a Associação dos Pescadores do Porto Novo aposta na formação e sensibilização dos pescadores com vista à promoção de uma pesca sustentável, além de pretender criar uma oficina de conserto de motores de popa e uma loja de venda de apetrechos para pesca.

Para este ano de 2019, o Governo vai avançar com o projecto integrado para Tarrafal de Monte Trigo, estimado em 200 mil contos, que abarca, sobretudo, as pescas.

A câmara do Porto Novo anunciou, também, um projecto para as pescas neste concelho que incidirá, essencialmente, na formação e recuperação de botes de boca aberta.

JM/ZS

Inforpress/Fim