Período de estudos sobre traçado da pista do futuro aeroporto de Santo Antão poderá ser encurtado – ministro (c/áudio)

Ribeira Grande, 01 Fev (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia marítima, José da Silva Gonçalves, disse em Santo Antão que o período de estudos sobre o traçado da pista do futuro aeroporto da ilha poderá ser encurtado.

As regras para esse tipo de estudos definem um mínimo de três anos e meio, mas o ministro acredita que será possível antecipar esse período de tempo já que o equipamento para a recolha dos dados foi instalado há dois anos e os dados já disponíveis poderão dispensar a recolha da totalidade do restante ano e meio.

“Os estudos técnicos do aeroporto estão a decorrer normalmente, bem como a base de dados, necessários para o Governo poder tomar a decisão ainda neste mandato”, disse José Gonçalves, admitindo que o aeroporto é uma aspiração do povo de Santo Antão cujos estudos constam do programa do Governo.

“Não é possível ver uma ilha desta dimensão, com a população que tem, no mundo de hoje sem uma infra-estrutura aeroportuária”, admitiu o governante.

A construção de um aeroporto internacional de médio porte na ilha de Santo Antão tem vindo a ser uma reivindicação dos responsáveis da ilha que não vêm a viabilidade do desenvolvimento do destino turístico Santo Antão sem a construção dessa infra-estrutura.

HF/CP

Inforpress/Fim