Paul:  Vinte chefes de família envolvidos na reabilitação de infra-estruturas de abastecimento de água

Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – Vinte chefes de famílias, em Santa Isabel, estão envolvidos nos trabalhos de reabilitação das infra-estruturas de abastecimento de água nessa localidade isolada no interior do município do Paul, em Santo Antão.

As intervenções, a cargo da edilidade paulense, incidem na recuperação das nascentes, reabilitação das captações,  cisternas e bebedouros, entre outras infra-estruturas, com vista a melhorar o abastecimento de água na comunidade com cerca de uma centena de habitantes.

Santa Isabel  vai ser, também, electrificada ainda em 2019, com recurso às energias renováveis, num projecto que está a cargo da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA).

A AMSA tem estado a mobilizar parcerias para, no decorrer deste ano, levar a energia eléctrica a todas as comunidades isoladas, onde não tem sido passível levar a energia convencional, através de sistemas foto voltaicos.

Santa Isabel, que tem estado a perder a sua população, devido ao isolamento, vai ser a prioridade no quadro desse programa a cargo da AMSA, que visa  levar a energia eléctrica a todos os povoados, por mais recônditos que sejam, segundo essa associação.

Santo Antão tem, actualmente, uma taxa de penetração de energia eléctrica de 97 por cento (%), sendo a meta dos municípios chegar, até finais de 2019, a 100% de cobertura.

JM/AA

Inforpress/Fim