Olavo Correia participa no Fórum Investimento África em Joanesburgo na África do Sul

Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – O vice- primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, participa de hoje e até sexta-feira, 09, no “African Investment Forum”, que decorre em Joanesburgo, África do Sul.

Um dos grandes objectivos desta deslocação de Olavo Correia àquele país africano, segundo um comunicado do gabinete de comunicação do Governo, é a assinatura do Compacto Luso do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A assinatura desse documento, esclarece a mesma fonte, traduz-se na abertura de mais uma importante porta de financiamento dos projectos lusófonos.

“Esta deslocação representa uma grande oportunidade para Cabo Verde, sobretudo, tendo em conta que o país está em avançada fase de preparação da mesa redonda do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017/2021, com o objectivo de angariar investimentos para esta nova fase do desenvolvimento cabo- verdiano”, acrescenta documento.

As infra-estruturas, integração regional, desenvolvimento do sector privado, boa governação do capital humano e tecnologias são as áreas prioritárias de financiamento do Compacto Luso, até 2022.

Em relação ao African Investment Forum, o documento esclarece que tem como propósito a mobilização de recursos de financiamento, a preparação de projectos bancáveis, bem como acelerar o fecho financeiro de projectos de investimento.

Projectos superiores 500 milhões de dólares, inferiores a 500 milhões de dólares, no intervalo entre 30 e 500 milhões de dólares e negócios inferiores a 30 milhões de dólares, são os quatro tipos de projectos que este fórum tem em carteira.

OM/JMV

Inforpress/Fim