Música: Edson Dany relança a carreira com o lançamento do single “Mine” antes do final do ano (c/áudio)

Cidade da Praia, 25 Dez (Inforpress) – O músico, cantor e compositor Edson Dany vai regressar ao cenário musical, com lançamento, neste final de ano, do single “Mine”, que faz parte do próximo disco a ser apresentado no próximo em Fevereiro de 2019.

Em entrevista à Inforpress, Edson Dany disse que este single significa o relançamento da carreira, depois de um interregno de quase 10 anos para estudar e trabalhar com outros agrupamentos musicais, nomeadamente os Ferro Gaita, onde foi baixista, durante muito anos.

Edson Dany começou a fazer os primeiros acordes com 11 anos, quando o pai lhe presenteou com uma guitarra. Depois de estudar na Escola Pentagrama, criou o grupo “Djingo”, que gravou três músicas no projecto “Ayan”, para depois participar, a solo, no projecto de “Verão” de Zé Sucupira, com a gravação da música “Sem bu Amor”.

O músico considerou que o projecto “Ayan” serviu para a projecção do grupo “Djingo”, que fez muitos concertos em Cabo Verde e no estrangeiro, nomeadamente em Portugal e nos Estados Unidos da América.

O primeiro CD a solo desde músico, que prima pelos acordes tradicionais, foi gravado em 2002, denominado “Merece” e em 2008 produziu e lançou o segundo álbum intitulado “Sexto Sentido”, com 11 faixas musicais.

O lançamento do novo CD de Edson Dany está aprazado para o próximo mês de Fevereiro, mas adiantou à Inforpress que o álbum ainda não tem um nome, uma vez que está a pensar em “tirar” mais dois “singles”, antes do lançamento daquele que será o seu terceiro trabalho a solo.

“Ainda não tem um nome, ainda estou a ver qual é a música que mais condiz com este álbum”, explicou Edson Dany, informando que este novo trabalho, “sem fugir muito do tradicional”, vai ter uma sonoridade mais de “kizomba” e de outros ritmos modernos.

No entanto, revelou que neste trabalho vai transmitir a mensagem de que “cada um deve seguir o seu caminho”, como uma forma de explicar o tempo que levou sem gravar, dedicando a outros projectos.

Recorde-se que este artista foi nomeado para a categoria Melhor voz nos Cabo Verde Music Awards 2011. Mestre nos ritmos mais populares da música africana, como a Kizomba, Edson Dany explora também os sons tradicionais do Arquipélago, com destaque para o Funaná e Batuque.

OM/JMV

Inforpress/Fim