Ministro de Agricultura participa no lançamento do projecto West Africa Coastal Areas em Dakar

Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, participa no acto de lançamento do Projeto West Africa Coastal Areas (WACA), que terá lugar esta quinta-feira,08 de Novembro, em Dakar.

De acordo com o comunicado de imprensa, o lançamento do Programa WACA pretende reunir ministros, parceiros de desenvolvimento e actores, visando promover compromissos políticos e financeiros para apoiar uma abordagem coordenada e regional para a resiliência costeira na África Ocidental.

O programa de Gestão do Litoral da África Ocidental (West Africa Coastal Areas – WACA) reforça a resiliência de espaços costeiros de seis países da região (Benim, Costa do Marfim, Mauritânia, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo) face aos riscos de alterações climáticas, erosão, inundações e poluição.

Além dos seis países, há possibilidade dos outros 17 países da Costa Ocidental Africana se juntarem numa fase posterior.

Dada a possibilidade de inclusão de novos países no programa, a nota de imprensa sublinha que a participação do ministro de Agricultura e Ambiente cabo-verdiano no evento é visto como uma oportunidade para expor os desafios ligados à erosão, inundação e poluição e a possível inclusão de Cabo Verde no programa.

A agenda prevê a partilha de experiências e conhecimento, em matéria de resiliência costeira a discussão da proposta de adopção de um comunicado político relativo ao Programa e Plataforma de Alto Nível.

Este comunicado, de acordo com a mesma fonte, servirá de base de trabalho para uma declaração de compromisso a ser feita pelos Chefes de Estado e de Governo na Conferência Internacional sobre Emergência em África em Janeiro de 2019.

CM/JMV

Inforpress/Fim