Ministro da Cultura encontra-se com homóloga portuguesa para “andamento dos dossiês”

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, vai se encontrar, em Lisboa, com a nova ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, com o fito de fazer um ponto de situação sobre alguns dossiês.

Uma nota oficial enviada à Inforpress dá conta que Abraão Vicente vai estar em Lisboa, a partir desta sexta-feira, com o objectivo de estabelecer uma ligação de trabalho com a sua homóloga portuguesa.

Na agenda deste encontro está, segundo a mesma fonte, em primeiro lugar, a construção de uma agenda para o anunciado Mercado Comum das Artes e Indústrias Criativas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O governante irá abordar, ainda, a cooperação entre os museus de Cabo Verde, o processo de candidatura do Ex-Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, a internacionalização da literatura e da música de Cabo Verde e de Portugal tendo em conta os dois territórios, a cooperação entre as bibliotecas, um pacote de formação para técnicos de palco, dramaturgias e produção.

Nesta conversa vai estar ainda sobre a mesa o “importante dossiê” referente às feiras do livro, a bolsa de tradução literária e o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Nesta deslocação a Lisboa, o ministro que tutela a pasta da Cultura e das Indústrias Criativas terá ainda uma “intensa agenda” de consulta junto a instituições como a News Museum, à Torre do Tombo, a UCCLA e vários museus de arte contemporânea com vista à consolidação da Coleção Permanente de Arte Contemporânea de Cabo Verde.

GSF/CP

Inforpress/Fim