Maio: Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente promove formação em transformação e conservação de carne

Porto Inglês, 12 Nov (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com a Direcção de Serviço de Extensão Rural e Economia Agrária, promove de hoje a quinta-feira, na ilha do Maio, uma formação em transformação e conservação de carne.

De acordo com a nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, esta formação visa dotar os 20 formandos entre jovens que se encontram no desemprego e criadores de gado tanto bovino, suíno e caprino, por forma a que possam produzir uma diversidade de produtos à base de carne, tanto fresco como “carne de sol”, como chouriço, linguiça, e carne charque mais conhecida na ilha por “tchacina” um produto típico do Maio.

Avança ainda o documento que, com esta acção de formação, pretende-se proporcionar uma maior diversidade de produtos confeccionados à base de carne produzidos na ilha, assim como aumentar o consumo do mesmo, o que vai reflectir na melhoria do rendimento tanto dos criadores, como dos que se dedicam a este ramo.

Esta formação de quatro dias enquadra-se no programa da Direcção de Serviço de Extensão Rural e Economia Agrária, assim como no plano estratégico de desenvolvimento agrosilvopastoril da ilha do Maio, na vertente pecuária, que foi aprovada no primeiro semestre deste ano e que tem como objectivo valorizar os produtos pecuários da ilha através da diversificação dos produtos confeccionados à base de carne.

A referida formação vai decorrer no Centro de Formação Profissional do Maio e vai ser ministrada por uma técnica brasileira.

WN/ZS

Inforpress/Fim