“Kretcheu” passa a marcar presença em todos os eventos desportivos no Sal

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – A mascote dos I Jogos Africanos de Praia, que se realizam de 14 a 23 de Junho, na ilha do Sal, “Kretcheu”, vai participar, a partir desta sexta-feira, em todos os eventos desportivos que se realizam na ilha do Sal.

A informação é avançada pelo Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), como forma de marcar os 90 dias que faltam “para a realização do maior evento que Cabo Verde já acolheu”, já que estes jogos vão envolver mais de 1000 atletas dos 54 países do continente africano, para a “competição que vai marcar a história dos desportos náuticos”.

A mascote dos Jogos Africanos de Praia, “Kretcheu”, já é referenciada como “um símbolo querido da população do Sal e para marcar a sua proximidade com a comunidade local, ela estará presente nos maiores acontecimentos desportivos da ilha durante este mês de Março, culminando com um grande evento no final do mês”.

De acordo com a programação da COJAP, as actividades do “Kretcheu” arrancam esta sexta-feira com uma apresentação do evento à Escola de Pretória, nos Espargos, seguida da participação, este sábado, 16, no torneio alusivo ao Dia do Pai, na Vila da Palmeira, juntamente com a escolinha de futebol Djack Soia.

No domingo, 17, a mascote vai estar presente na festa da competição do Futebol Regional do Sal, para na terça-feira, 19, posicionar-se na linha da frente no arranque dos Jogos Escolares, a acontecer no estádio Marcelo Leitão.

A 20 do corrente, “Kretcheu” estará com os Jogos Escolares no Polivalente de Santa Maria, no dia seguinte estará na cerimónia da entrega dos prémios que se realiza cidade dos Espargos, e culmina o mês, a 31 do corrente, num evento para assinalar os 75 dias para os Jogos, em que, segundo a COJAP, a praia de Santa Maria vai encher-se de modalidades desportivas para celebrar a derradeira contagem decrescente.

Os I Jogos Africanos de Praia realizam-se de 14 a 23 de Junho, em Santa Maria, ilha do Sal e vão compreender 11 modalidades ligadas ao mar, designadamente atletismo, basquetebol 3X3, andebol de praia, futebol de praia, ténis de praia, voleibol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté katá, kite surf e natação em águas abertas, praticadas por 1000 atletas de 54 países do continente africano.

SR/JMV

Inforpress/Fim