Ilha do Fogo: Atlético goleia Spartak nos Mosteiros e Académica consente empate no 5 de Julho frente ao Vulcânico

São Filipe, 10 Nov (Inforpress) – O Atlético dos Mosteiros, que cumpre a sua segunda época no primeiro escalão, goleou este sábado no Francisco José Rodrigues (Mosteiros) o Spartak por 5-1 num jogo a contar para primeira jornada do campeonato regional do primeiro escalão.

A jogar em “casa” a formação do Atlético não teve dificuldades em golear a formação do Alto de Aguadinha de São Filipe, tendo chegado a cinco bolas a zero e somente na ponta final o Spartak encontrou a baliza adversaria e o máximo que conseguiu fazer foi apontar o seu tento de honra.

Os golos do Atlético foram apontados por Paulo (03) e Pedrosa (02) e lideram a lista dos melhores marcadores apos os jogos da primeira jornada.

A anteceder este jogo e no estádio Francisco José Rodrigues, a equipa de No Pintcha recebeu e vence a formação de Baxada de Cova Figueira, que esta época regressou ao primeiro escalão, depois de uma temporada no segundo, por duas bolas a zero.

No estádio 5 de Julho e a anteceder o clássifico entre Académica e Vulcânico, que terminou empatado a um golo a formação de Nova Era venceu a sua congénere de Valencia por duas bolas a uma com golos de Bruno e Edy (penalti) para Nova Era e Wilson para Valencia, tendo formação de Nova Era desperdiçado ainda uma grande penalidade.

Já a partida entre Académica e Vulcânico, que voltaram a defrontar-se pela segunda vez no espaço de uma semana, sendo que para o primeiro encontro a contar para a taça no passado dia 03, terminou empatado a um golo durante o tempo regulamentar e no prolongamento, com vitória da Académica nas grandes penalidades, levou muita gente ao estádio e acabou por terminar empatada a um golo.

O filme deste jogo assemelha-se à partida da taça, com Académica a marcar primeiro, na passagem do minuto oito do primeiro tempo, com Fifa a isolar-se e a fazer o centro para Zidane fazer o placar funcionar.

Quatro minutos depois, Zé Manuel, que na época passada defendia as cores da Académica, deu melhor seguimento a uma jogada de ataque do Vulcânico e depois de receber, dentro da área, um passe do seu companheiro, rematou forte com a bola a embater num adversário e enganar o guarda-redes Djidjé que nada podia fazer, restabelecendo a igualdade.

Depois de um bom início do desafio, com maior pendor atacante da Académica, aos poucos o Vulcânico conseguiu equilibrar o jogo e assegurar o resultado, graças a boa actuação do guarda-redes da Académica que ainda no primeiro tempo travou o remate de Batatinha.

Nos primeiros 30 minutos do primeiro tempo a formação do Vulcânico dominou o seu adversário e criou algumas oportunidades, nomeadamente aos 15 minutos com Batatinha isolado a rematar forte, mas por cima, aos 17 minutos foi de Avy falhar o toque final para o golo e no minuto 22 Branco ainda introduziu a bola na baliza da Académica, mas o árbitro David Monteiro já tinha assinalado uma falta.

A Académica libertou-se ao minuto 25 com o guarda-redes Oblack do Vulcânico a evitar o golo de Kevin na sequência de um livre directo, e após a expulsão do atacante do Vulcânico, Vava, alegadamente por palavras dirigidas ao árbitro, no minuto 27, a Académica voltou a dominar a partida, jogando no meio campo do Vulcânico.

Sy aos 36 minutos podia colocar a Académica em vantagem, mas rematou por cima, aos 41 minutos os apoiantes da Académica chegaram a festejar o golo, mas antes de a bola entrar o árbitro já tinha assinalado uma falta contra a Académica, mantendo assim a igualdade até o final da partida.

Este jogo foi também um pouco agressivo tendo o arbitro exibiu três cartões amarelos para jogadores da Académica, Kevin, Sy e Zidane, e cinco amarelos para jogadores do Vulcânico, Branco, Fabinha, Ká, Wilson e Batatinha, além do vermelho directo para Vava.

Resultado dos jogos da primeira jornada, realizados no sábado, Nova Era 2 – Valencia 1, Académica 1 – Vulcânico 1, Pintcha 2 – Baxada 0 e Atlético 5 – Spartak 1.

A primeira jornada é completada domingo com a realização, no 5 de Julho, do jogo Botafogo – Desportivo.

JR/FP

Inforpress/Fim