Governo nega ter decidido autorizar instalação de centro de treino militar em Cabo Verde

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – O Governo negou hoje, em comunicado, que tenha autorizado a instalação de um centro de treino militar em Cabo Verde denominado “Orbit Training Center”.

O jornal A Nação, na sua edição de 01 de Março, refere que “Cabo Verde entra no negócio regional de defesa e segurança” e que “discretamente, o Governo decidiu autorizar a instalação de um centro de treino militar em Cabo Verde, denominado Orbit Training Center com o financiamento dos Estados Unidos da América na ordem dos 128 milhões de dólares”.

Em comunicado, o Governo garante que são “pura especulação sem qualquer correspondência com a realidade” as informações do jornal que fazem referência a apoios governamentais norte-americanos, relacionando-os com a assinatura do SOFA (Status Of Forces Agreement).

Explica que a Cabo Verde Trade Invest recebeu de um promotor privado estrangeiro um projecto de investimento externo de construção e gestão de um centro internacional de treino destinado às forças de segurança de vários países e regiões do mundo, aproveitando a localização estratégica e as condições de estabilidade e de segurança do arquipélago.

A nota esclarece ainda que, até ao momento, o Governo e a Cabo Verde Trade Invest não tomaram nenhuma decisão sobre este investimento.

AV/CP

Inforpress/Fim