Governo anuncia realização de um “grande” fórum de investimento para o sector privado

Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou hoje a realização em Cabo Verde, no mês de Maio deste ano, de um “grande” fórum de investimento para o sector privado.

“Realizamos um fórum em Paris que era mais um fórum público para explicar a narrativa e a visão do Governo em relação ao seu plano estratégico de desenvolvimento sustentável e vamos agora realizar em Maio, um fórum que vai permitir não só que discutamos o desenvolvimento de negócios como também trazer as melhores práticas internacionais”, explicou o ministro.

Esse encontro, de acordo com o ministro, deverá contar com a participação de membros de Governos e executivos de empresas cabo-verdianas e de outras paragens para juntos discutirem o ambiente de investimento e o clima de negócios em Cabo verde e no mundo e também para fechar contratos de financiamento para projectos estruturante de privados cabo-verdianos e de privados estrangeiros em Cabo Verde.

“São projectos que podem criar empregos, gerar rendimentos e mudar a nossa economia”, disse aditando que também desse encontro o Governo cabo-verdiano quer contar com o suporte do Banco Africando de Investimento (BAD).

Olavo Correia lembrou que no ano passado o BAD realizou um fórum intercontinental na África do Sul, pelo que executivo quer aproveitar esse modelo para adaptar ao contexto cabo-verdiano.

Desta forma pretende-se garantir que projectos bem montados e estruturados, com bom modelo de governança e negócio possam, com o suporte do Governo ter acesso ao financiamento permitindo que as ilha, os jovens e as mulheres posam beneficiar da concretização dos investimentos privados.

MJB/FP

Inforpress/fim