Forças Armadas comemoram 52º aniversário com várias actividades

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – As Forças Armadas de Cabo Verde comemoram no próximo dia 15 de Janeiro o seu 52º aniversário, sob o lema “52 anos, ao Serviço da Nação”, com um conjunto de actividades.

A celebração, segundo uma nota oficial, será realizada com “o esplendor e honras”, dando seguimento a comemoração dos anos anteriores, com um leque de actividades militares, culturais, cívicas e desportivas ao nível nacional.

“Com essas actividades pretendemos demonstrar a importância da existência das Forças Armadas e a contribuição dos seus efectivos e colaboradores em prol do progresso da instituição e ainda o desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana”, lê-se no documento.

Este ano, refere a mesma fonte, coube ao Comando da 1ª Região Militar, em São Vicente, a missão de acolher o acto central dos cerimoniais do dia 15 de Janeiro, Dia das Forças Armadas, celebrando assim o 52º aniversário, cinco décadas ao serviço da Nação, 1967 à 2019, pelas 11:00, seguida do desfile da Força pelas artérias da cidade do Mindelo.

As comemorações realizar-se-ão a nível nacional no mesmo dia e mesma hora ao do acto central no Comando da 2ª Região Militar, ilha do Sal, e no Comando da 3ª Região Militar e Guarnição do Estado Maior da Forças Armadas – EMFA, Cidade da Praia.

Entretanto, as comemorações arrancam na sexta-feira, com o Concurso de Cultura Geral – Saber Militar, no Comando da 1ª Região Militar. No mesmo dia está agendada uma palestra sobre “Efeitos da Droga”, a ser proferida pelo médico Luís Arturo Román Reyes, no Comando da 2ª Região Militar.

Ainda para esta sexta-feira estão na agenda Jogos de Mesa (damas e xadrez), no Comando da 3ª Região Militar, na Praia, e jogo de futebol, no Quartel Eugénio Lima, também na capital.

Já no sábado, dia 12, as 20:00, acontece a actuação da Banda Militar, na Praça Nova, no Mindelo. As actividades prosseguem na segunda-feira, dia 14, com a participação de militares no programa da Televisão de Cabo Verde “Show da Manhã”.

No dia 15, além das cerimónias oficiais, a acontecer nos três comandos, haverá um parada militar com desfile, técnica de controlo tumultos e Unidade de Operações Especiais, dentre outros, na área do antigo aeroporto da Praia.

Para finalizar, no dia 19, acontecem a corridas militares nas cidades da Praia, do Mindelo e de Espargos.

GSF/CP

Inforpress/Fim