Fogo: POSER financia instalação de campo-escola nos Mosteiros para capacitação de agricultores

São Filipe, 11 Jan (Inforpress) – O projecto de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (POSER) financia a instalação de um campo/escola na localidade de Fajãzinha (Mosteiros) para a capacitação de 17 agricultores que beneficiam de parcelas irrigadas.

O campo/escola ocupa uma área de 400 metros quadrados e vai funcionar durante um período de três meses para a capacitação dos agricultores, desde a preparação de terreno, passando pela instalação do sistema até a produção e, segundo o gestor do programa, Elias Montrond, o objectivo é capacitar e sensibilizar os agricultores, prepara-los para combate à praga, criar rendimento familiar, assim como capacitá-los para a prática de uma agricultura mais biológica possível e sem recursos a produtos tóxicos.

A instalação do campo/escola enquadra-se no projecto maior de extensão da rede de água desde Sumbango até Mosteiros Trás para beneficiar, além dos 17 horticultores contemplados com instalação de parcelas irrigadas, todos os agricultores da zona do litoral dos Mosteiros, assim como a instalação de estufas para horto escolar, ligação eléctrica de uma bomba para bombagem de água.

O valor global do projecto de extensão da rede de água, incluindo a instalação do campo/escola é de sete mil contos, segundo o gestor do programa, que avança que o funcionamento do campo será assegurado por técnicos da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

Os 17 horticultores que vão passar pelo campo/escola beneficiam, na fase seguinte, de cerca de nove hectares de terreno para prática de horticultura.

Para o ano de 2019, Elias Montrond disse que ainda não está elaborado o plano de actividades, mas que para o primeiro trimestre serão implementados os projectos que transitaram do ano passado, com destaque para a vertente comunicacional.

JR/ZS

Inforpress/Fim