Fiéis católicos preparam-se para o início da Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos 

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – Os fiéis católicos celebraram hoje em todas as paróquias do país a missa do Domingos de Ramos, uma celebração que marca o início da Semana Santa, ou seja, a semana pascal.

Durante a eucaristia, que foi presidida pelo bispo Dom Arlindo Furtado, este celebrou a entrada triunfal de Cristo Rei do Universo aclamado como rei à Jerusalém, onde, apesar de ser filho de Deus, desceu ao nível do povo e sofreu por amor para salvar o seu povo, oferecendo a própria vida.

Nesta celebração, o cardeal ressalvou o poder divino ao serviço do amor, ao serviço do bem dos outros, por isso exortou a todos os cabo-verdianos a apreender com Cristo para que durante toda a semana santa “amem até doar-se totalmente como alimento e como companheiro”.

“Temos que superar todo o egoísmo, todo o individualismo exagerado que nos leva a servirmos dos outros e não a servir o outro, seguindo os passos de Jesus Cristo para podermos seguir o caminho da salvação, porque só assim seremos verdadeiramente discípulo de Cristo”, aconselhou.

Além desta celebração litúrgica, à tarde a Paróquia de Nossa Senhora da Graça realiza a procissão do Senhor dos Passos, em que a imagem de Jesus carregando a cruz nas costas parte da Igreja e vai ao encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores, ao largo do Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia.

Segundo informou o padre Ima, na manhã de quinta-feira santa acontece a missa crismal, presidida pelo bispo, em que será feita a renovação das promessas sacerdotais, consagração do Santo Crisma, bênção do óleo dos catecúmenos e do óleo dos enfermos.

À tarde inicia-se o Tríduo Pascal, três dias (quinta, sexta e sábado) em que a Igreja celebra o mistério da paixão, a morte e ressurreição do Senhor.

O tríduo santíssimo inicia-se com a missa vespertina da Ceia do Senhor, atinge o seu ponto culminante na Noite Pascal, e conclui com as vésperas do Domingo da Ressurreição (1 de Abril).

AM/AA
Inforpress/Fim