Escritora realça importância da literatura aos estudantes do Liceu Domingos Ramos

Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – A escritora Yara Santos destacou hoje, durante uma conferência com alunos na Cidade da Praia, a importância da literatura para o desenvolvimento da escrita, da leitura e da comunicação para os estudantes e não só.

Yara Santos fez essa leitura durante o encontro literário que manteve esta tarde como os alunos do 1º e 2º ciclos do Liceu Domingos Ramos e cujo objectivo foi difundir a disciplina de Português, incentivar a leitura e promover o livro enquanto meio de aprendizagem.

Na sua interação com os estudantes, a escritora defendeu que a comunicação, de forma adequada e positiva, é útil na vida de qualquer pessoa, por ser sinónimo do crescimento e da evolução.

“A literatura e a escrita é uma forma de expressar e de estar no mundo. Por isso, temos de ter gosto pela leitura e pela escrita por forma a escrevermos a nossa própria história”, elucidou Yara Santos.

Para o professor da língua portuguesa, Elisângelo Freire, o encontro com a escritora foi uma forma que a escola e os professores encontraram para contornar a “resistência” por parte de alguns alunos em ler.

“Com este debate queremos motivar os alunos para a leitura e a escrita, pois, a maior parte da acção de comunicar, acontece no mundo interior de quem escreve e pode reflectir o esforço de buscar o equilíbrio entre as emoções, o pensamento e as práticas”, ajuntou.

Yara dos Santos é uma escritora com mais de 15 anos de carreira que já foi galardoada com várias distinções internacionais.

É autora de seis obras literárias, com destaque para “Relações Públicas em Cabo Verde: contribuições” (2015), “Conversa aberta com um jovem Relações Públicas” (2016) e “Inspirar” (2018).

PC/CP

Inforpress/Fim