Enfermeiros cabo-verdianos do Hospital Beth Israel de Boston em missão de serviço no hospital da Praia

Cidade da Praia, 12 Nov (Inforpress) – O Hospital Dr. Agostinho recebe a partir de hoje e durante uma semana uma missão de enfermeiros dos Estados Unidos da América (EUA), no âmbito do Project Health for Cap Vert” (PHCV).

Em declarações à Infropress, a enfermeira Tatiana Vicente, que trabalha no Hospital Beth Israel de Boston, disse que a missão tem a duração de uma semana e que tem como objectivo apoiar as enfermeiras do Hospital da Praia no que mais necessitam.

“Vai ser uma missão de parceria muito interessante, em que vamos delinear os serviços e patologias com mais dificuldades para poderemos saber qual a maior necessidade. Além do Hospital da Praia, vamos também trabalhar com as enfermeiras do hospital de Santiago Norte, em Assomada”, asseverou.

E porque se trata de uma primeira visita, Tatiana Vicente avançou que a missão ofertou também alguns acessórios para serviço, entre eles um desfibrilador (um equipamento electrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular).

Para Edite Lopes da Silva, um dos membros do conselho administrativo do Hospital Dr. Agostinho Neto, trata-se de uma cooperação “saudável” que visa apoiar os enfermeiros da Praia com reciclagem e ofertas de materiais de saúde.

Segundo Edite Lopes da Silva a cooperação vai abranger as diferentes aéreas e especialidades existentes no hospital da Praia.

A PHCV é uma organização não governamental (ONG) com reconhecimento de estatuto a nível dos Estados Federais Americanos que vem actuando no país desde 2010, apoiando a área de Urologia no Hospital da Assomada, com o objectivo apenas assistencial, tendo a ligação aumentado com doações de equipamentos e acções de formação.

PC/JMV

Inforpress/Fim