Delegação de Lowell High School visita Cabo Verde de 15 a 22 de Fevereiro

Cidade da Praia, 09 Fev (inforpress)- Uma delegação de Lowell High School, da cidade de Lowell, Massachusetts, Estados Unidos de América, liderada pelo professor doutor Júlio de Carvalho e composta por 34 elementos, vai visitar Cabo Verde de 15 a 22 de Fevereiro.

Esta será a terceira visita da sua delegação a Cabo Verde, sendo que a primeira aconteceu em 2012 e a segunda em 2015.

O objectivo da visita, segundo o professor Júlio de Carvalho, que é cabo-verdiano, “é promover um intercâmbio académico cultural, que desta vez vai coincidir com as celebrações dos 200 anos de relações entre Cabo Verde e os EUA.”

Em Cabo Verde, a delegação será recebida por Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Para além disso, o grupo vai visitar vários municípios como Tarrafal de Santiago, e instituições como o Liceu da Calheta, organizações sem fins lucrativos, a Universidade de Santiago, entre outras.

No entanto, segundo o responsável, a delegação este ano não vai visitar a Presidência da República, uma vez que nas duas primeiras visitas estiveram no palácio do Plateau.

O mesmo destaca que a primeira visita em 2012 trouxe “resultados palpáveis para o concelho de São Domingos”, porque um grupo de alunos de Lowell apresentou uma proposta à Assembleia Municipal de Lowell que culminou com a geminação entre Lowell e São Domingos.

Contudo, Júlio de Carvalho lamenta que essa geminação “não tem sido aproveitada.”

Lowell High School é a segunda maior escola secundária de Massachusetts, com cerca de 3500 alunos, 70 línguas e etnias diferentes. Nos últimos anos, a instituição estabeleceu uma relação de amizade com Cabo Verde.

Por causa disso, a 14 de Janeiro de 2019, o Embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos, Carlos Veiga, na qualidade de convidado especial, deu uma aula magna aos alunos e professores sobre o percurso de Martin Luther King.

Na mesma ocasião, a instituição reconheceu Carlos Veiga com uma placa de mérito “pela sua liderança em prol de justiça social e desenvolvimento económico.” Igualmente, o presidente da Câmara de Lowell, Bill Samaras, presenteou Carlos Veiga com a chave da cidade.

CD/JMV
Inforpress/Fim