Cantor Djack Monteiro vai a enterrar este sábado no cemitério de São Vicente

Mindelo, 14 Mar (Inforpress) – As exéquias fúnebres do cantor mindelense Djack Monteiro, falecido quarta-feira, 13, no hospital de São Vicente, vítima de doença prolongada, realizam-se este sábado, a partir da sua residência na zona da Ribeira Bote.

Tido por interprete das noites de serenata do Mindelo, Djack Monteiro faleceu em vésperas de completar 90 anos e era conhecido pela sua voz “límpida e poderosa” na interpretação de mornas e coladeiras do folclore musical do arquipélago, onde sobressai a morna “Judite”, uma “imagem de marca” do falecido cantor.

Compôs ainda alguns temas, mas ao longo da sua carreira deixou registado trabalhos em LP e CD, para a posteridade, entre eles “De Mindelo e suas crianças à UNICEF” e “Sentimento”, para além de dois discos com Cesária Évora, na década de 60.

Foi ainda homenageado na zona onde sempre residiu, a Ribeira Bote, durante uma edição do Morna Jazz Festival, iniciativa, entre outros, do artista Manu Rasta.

Na manhã de hoje, na sessão da Assembleia Municipal de São Vicente, que decorre desde quarta-feira, 13, o nome e o percurso de Dajck Monteiro foram evocados, tendo os eleitos municipais cumprido um minutos de silêncio em sua memória.

AA/FP

Inforpress/Fim