Câmara do Sal traz comentador da SIC para dissertar sobre Democracia e Liberdade

Espargos, 11 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal convidou o comentador da estação televisiva portuguesa SIC, o advogado e político português Luís Marques Mendes para dissertar sobre Democracia e Liberdade, durante uma conferência, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão de abertura da conferência, que surge no âmbito das actividades da Semana da República, em celebração do Dia da Liberdade e da Democracia e do Dia dos Heróis Nacionais, assinalados a 13 e 20 de Janeiro, respectivamente, será presidida pelo ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire.

À semelhança dos anos anteriores, a ideia é assinalar as datas 13 e 20 de Janeiro com “importantes na história de Cabo Verde”, nomeadamente a Independência Nacional, homenageando os heróis nacionais, mas também marcar o advento da democracia.

Em celebração Dia da Liberdade e da Democracia, a autarquia traçou um leque de actividades desportivas e culturais, mas também arranque de obras de reabilitação, lançamento de primeiras pedras para requalificação de bairros e inauguração de pracetas.

“Festa da Liberdade”, assim denominada, com actuação de grupos locais e o grupo convidado “Ferro Gaita”, este sábado, na Rua 03 de Agosto, Preguiça, Espargos, marca também a efeméride.

Porém, o Dia da Liberdade, 13 de Janeiro,  começa a ser assinalado, este domingo, na ilha do Sal, com alvorada da Banda Municipal e cerimónia do hastear da bandeira, seguido da sessão solene nos Paços do Concelho.

Para o dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, o acto central das actividades é promovido este ano no Sal pela Fundação Amílcar Cabral (FAC), em parceria com a Câmara Municipal.

A autarquia despertará a população com uma alvorada, seguido do hastear da Bandeira, às 09:00, em frente aos Paços do Concelho, e sessão solene presidida pelo comandante Pedro Pires e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, no Salão Nobre da autarquia.

No acto central destas comemorações reserva-se uma dissertação sobre “O papel histórico da ilha do Sal nos processos de libertação da África do Sul, Angola e Namíbia”, pelo comandante Silvino da Luz, seguido de deposição de coroa de flores na Estátua Amílcar Cabral, no aeroporto a que deu nome.

SC/AA

Inforpress/Fim