Brasil acolhe IV reunião da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde da CPLP

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – Brasil acolhe de 12 a 14 a IV Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos de Saúde (RETS) e a IV Reunião Ordinária da RETS da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (RETS-CPLP).

O evento, a ter lugar no Rio de Janeiro (Brasil), divide-se em duas partes, sendo a primeira dedicada ao seminário sobre o tema “40 anos de Alma-Ata e o papel dos trabalhadores técnicos em saúde na efectivação de sistemas universais de saúde”.

Na primeira parte da reunião, segundo informa o site da CPLP, será apresentado temas “Declaração de Alma-Ata à declaração de Astana: direito universal ou cobertura universal de saúde?” e a “Agenda inconclusa da formação e do trabalho dos técnicos em saúde 40 anos após a declaração de Alma-Ata”.

No que concerne as redes, frisa a comunidade da CPLP, o evento tem como propósito consolidar a RETS e sua missão de apoio ao fortalecimento da formação e a qualificação de trabalhadores técnicos em saúde, em processos de cooperação internacional nas Américas e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Consta ainda dos objectivos da reunião da RETS, fortalecer as acções de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional das instituições que integram a Rede e suas sub-redes; elaborar planos de trabalho e de comunicação da RETS e da RETS-CPLP; revisar os regulamentos e eleger instituições coordenadoras para os próximos anos.

A RETS foi criada, em 1996, como resposta ao resultado de um grande estudo multicêntrico sobre a formação de técnicos em saúde nas Américas, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

A RETS faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a solução de um problema que há muitos anos tem sido tema central nas discussões sobre a saúde no mundo.

PC

Inforpress/Fim