Cidade da Praia, 20 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje a figura de Amílcar Cabral, afirmando tratar-se de uma figura que deve ser valorizada e preservada pela sua história de luta de libertação e da independência nacional.
Ulisses Correia e Silva fez esta afirmação à imprensa, minutos depois, da deposição de uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, no âmbito das comemorações de 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais e data da morte de Amílcar Cabral.
“Amílcar Cabral faz parte das historias que têm de ser contadas neste país e das memorias que têm de ser valorizadas e salvaguardadas”, disse.
Quanto à ausência do PAICV nesta cerimónia, o Chefe do Governo não quis comentar, deixando que a análise seja feita “pelos comentadores”.
O 20 de Janeiro, conhecido como o Dia dos Heróis Nacionais, é assinalado para marcar a morte de Amílcar Lopes Cabral, fundador do PAIGC, assassinado a 20 de Janeiro de 1973, depois da luta armada iniciada em 1962, contra o colonialismo português.
Este ano, assinala-se o 44º aniversario da morte daquele que marcou o rumo da historia de Cabo Verde com a luta de libertação e que ficou reconhecido como o Pai da Nacionalidade Cabo-verdiana.
PC/JMV
Inforpress/Fim