Alunos da Cidade Velha do agrupamento escolar de Salineiro ganham escola remodelada

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e o Ministério da Educação inauguraram na tarde hoje as obras de remodelação do Escola do Ensino Básico da Cidade Velha, pertencente ao agrupamento escolar de Salineiro.

São duas salas que albergam quatro turmas e que agora oferecem aos alunos do berço da nação cabo-verdiana melhores condições de ensino e aprendizagem.
A escola recebeu piso novo, telhado novo, pintura e mobiliários novos, co-financiados pela autarquia e pelo Governo, num montante total de cerca de 1700 contos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, que presidiu ao acto de inauguração, essa foi mais uma escola remodelada no município, no âmbito do programa de recuperação das escolas, visando a melhoria das condições das infra-estruturas escolares.
Paralelamente, decorre um outro projecto de recuperação das casas de banho nas escolas, financiado pela cooperação luxemburguesa.

“Queremos que todas as escolas do nosso município tenham casa de banho e em condições para que as crianças, os nossos alunos, tenham as melhores condições de ensino e aprendizagem”, explicou.

A par da inauguração da escola remodelada de Cidade da Velha, foi inaugurado um jardim infantil da zona de Porto Mosquito e procedeu-se à distribuição de livros para as diversas escolas do municípios.

Conforme Manuel de Pina, são livros que foram doados pela cooperação portuguesa e que serão disponibilizados aos alunos para a leitura, de forma rotativa. Uma forma de fomentar o hábito de leitura.

Para o delegado do Ministério da Educação mo município da Ribeira Grande de Santiago, Octávio Moniz, com essas duas obras, hoje inauguradas, estão criadas as condições para melhorar o processo de ensino-aprendizagem no município.

“Uma sala em condições leva à motivação tanto dos alunos como dos professores”, disse, indicando que cerca de 90% das infra-estruturas escolares do município já foram reabilitadas.

MJB /JMV

Inforpress/fim