ACLCC promove várias acções de consciencialização sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do cancro

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – A Associação Cabo-verdiana da Luta Contra o Cancro (ACLCC) promove durante o corrente mês várias acções de consciencialização do “Novembro Azul”, visando chamar a atenção dos homens sobre a importância de prevenção e diagnostico precoce do cancro de próstata.

A presidente da Associação Cabo-verdiana da Luta Contra o Cancro (ACLCC), Cornélia Pereira, afirmou hoje, em conferência de imprensa, quando fazia a apresentação do plano de actividades dedicado ao “Novembro Azul” sob o lema “Cancro de Próstata, vamos falar sobre o assunto”, que a iniciativa envolve vários parceiros da sociedade civil que se têm mostrado engajados nesta temática.

Conforme explicou, nas actividades durante o mês de Novembro serão realizadas rastreio de próstata, conversas abertas, acção de formação e marcha “Novembro Azul”, isto porque segundo sublinhou, a ACLCC quer a sociedade cabo-verdiana cada vez mais engajada e sensibilizada sobre os maléficos da doença que afecta os homens.

“As nossas actividades iniciam-se hoje, com uma conversa aberta na presidência da República, em parceria com a primeira-dama. Depois teremos também uma conversa aberta com a AJOC, precisamente para nos ajudar, tendo em conta que a questão do cancro necessita de engajamento de parceiros, principalmente na vertente de comunicacional”, disse, asseverando, por outro lado, que a ACLCC tem registado uma procura frequente de pessoas interessadas em saber mais informações sobre esse fenómeno.

À semelhança do que foi realizado no Outubro Rosa, avançou que no próximo dia 18 será promovida uma marcha “Novembro Azul”, na Cidade da Praia, nas ilhas de Santo Antão e Boa Vista, tendo neste sentido apelado a participação da sociedade civil, no geral, e dos homens, em particular, na marcha.

“Os homens, pouco a pouco, vão se engajando e, inclusive, essa marcha foi a pedido de uma empresa parceira nossa que disse que os homens queriam vestir de azul e queriam participar da marcha dedicada ao cancro da próstata. Portanto, foram os homens que disseram porque não vamos para rua também”, disse, ressalvando que esta marcha será um marco de consciencialização sobre o cancro de próstata.

“Novembro Azul” é um movimento mundial que acontece durante o mês de Novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de próstata.

O evento é realizado em todo mundo por diversas entidades e é dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata.

CM/JMV

Inforpress/Fim