sarıyer haberleri">

Zimbabué: Amnistia espera que Direitos Humanos sejam respeitados por futuro governo

 

Nairobi, 21 Nov (Inforpress) – A Amnistia Internacional pediu hoje ao futuro governo do Zimbabué, a ser formado após a renúncia do líder Robert Mugabe, que “cumpra as obrigações internacionais em matéria de Direitos Humanos e trate o povo zimbabueano com dignidade e justiça”.

Após vários dias a resistir aos ultimatos para abandonar a Presidência do Zimbabué, depois de uma intervenção dos militares, Robert Mugabe demitiu-se hoje aos 93 anos e após 37 anos no poder, segundo anunciou o presidente da câmara baixa do parlamento local.

“Após mais de três décadas de repressão violenta, o caminho a seguir pelo país é renunciar aos abusos do passado e transitar para uma nova era na qual o Estado de direito é respeitado e os responsáveis por injustiças prestam contas”, apontou o secretário-geral da organização não-governamental de defesa dos Direitos Humanos, Salil Shetty, num comunicado divulgado momentos depois do anúncio da renúncia do líder histórico zimbabueano.

Na mesma nota, Salil Shetty recordou que durante os 37 anos do governo de Mugabe “dezenas de milhares de pessoas desapareceram à força, foram torturadas ou assassinadas”.

“O Presidente Mugabe consentiu violações dos Direitos Humanos, defendeu actos criminosos dos seus funcionários e permitiu uma cultura de impunidade para que prosperassem os crimes mais grotescos”, prosseguiu o representante da Amnistia Internacional.

Para a organização não-governamental, o “forte investimento em serviços sociais” após a independência do país em 1980 “foi apagado do mapa após eventos posteriores”, como a campanha de despejos forçados em 2005, que ficou conhecida como a operação Murambatsvina, que “destruiu as casas e os meios de subsistência de mais de 700 mil pessoas”.

“O povo do Zimbabué merece melhor”, concluiu o comunicado da Amnistia.

A renúncia de Mugabe foi recebida com euforia pela população do Zimbabué, que saiu à rua para festejar. Gritos de alegria e buzinas de automóvel inundaram a capital do país, Harare, ao mesmo tempo que as pessoas dançavam e abraçavam-se espontaneamente na rua, segundo os relatos das agências noticiosas internacionais.

Lusa/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon