XI Jogos Desportivos da CPLP confirmados para 17 a 22 de Julho em São Tomé e Príncipe

Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) – Os XI Jogos Juvenis da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) realizam-se de 17 a 22 de Julho em São Tomé e Príncipe e envolve as modalidades de atletismo, taekwondo, voleibol de praia, basquetebol e futebol.

Os jogos e modalidades foram confirmados quinta-feira, na capital santomense, durante o lançamento oficial desta prova, em cerimónia liderada pelo presidente da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos, Tiago Brandão.

Segundo apurou a Inforpress, o ministro da Juventude e Desportos português foi inteirar-se do andamento das obras, visando a realização dos Jogos, tendo sido recebido em audiência pelo seu homólogo santomense, Marcelino Sanches, “Chalino”, com quem discutiu a evolução e preparação destes Jogos.

Tiago Brandão na companhia de Chalino deslocou-se também, às instalações do Liceu Maria Manuel Margarido, na cidade da Trindade, onde o ginásio local deve acolher a modalidade de taekwondo neste evento desportivo.

Além da praia do leste da cidade de São Tomé, agendada para voleibol de praia (masculino e feminino), o visitante luso esteve igualmente no Liceu Nacional, na cidade de São Tomé, e outros locais onde serão realizados os Jogos.

Prevê-se para os Jogos, a disputa de mais de cinco modalidades, das quais se destacam futebol (masculino), desporto adaptado, taekwondo (masculino e feminino) e atletismo (masculino e feminino) e basquetebol (3×3 feminino).

São Tomé e Príncipe prepara-se para acolher cerca de 700 atletas, técnicos e dirigentes provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, pela primeira vez, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

A X edição desses Jogos destinados a atletas sub-16 a foi realizada em Julho de 2016 na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

SR/CP

Inforpress/Fim