Xadrez: Olímpio Mendes vence primeiro torneio de xadrez semi-rápido de Assomada – Santa Catarina

Assomada, 11 Mar (Inforpress) – O xadrezista Olímpio Mendes venceu sábado o primeiro torneio de xadrez semi-rápido realizado pela Associação de Xadrez de Santiago Norte (AXSN), que vinha decorrendo desde 03 de Março, na cidade de Assomada, no concelho de Santa Catarina.

Em declarações à imprensa, no final do torneio, que teve como vencedores Olímpio Mendes (1º), Adriano Rosa (2º) e Adilson Torres (3º), o presidente da AXSN, Arlindo Ramos, fez um balanço positivo, argumentando que o evento ultrapassou as expectativas da associação.

Segundo este responsável, o certame, patrocinado pela Câmara Municipal de Santa Catarina, através do pelouro do Desporto, teve 22 inscritos, mas que, no entanto, 10 jogadores participaram no campeonato disputado no sistema de todos contra todos, em que cada partida teve a duração de 15 minutos.

O presidente da AXSN avançou, por outro lado, que Tarrafal vai ser a próxima a receber a mesma iniciativa, isto com vista a levar o torneio de xadrez a todos os seis concelhos da região, que culminará com a realização do campeonato regional.

Conforme explicou Arlindo Ramos, o campeonato regional de xadrez de Santiago Norte vai ditar quem vai representar a região no campeonato nacional do próximo ano.

Entretanto, informou que a associação vai também realizar, em Assomada, mais um campeonato, no âmbito das festividades de 13 de Maio, e ainda dar destaque a formação de jogadores e de futuros árbitros.

O vencedor do torneio Olímpio Mendes considerou a iniciativa “louvável” e instou a AXSN a apostar nos jovens para, nos próximos campeonatos, haver maior número de participantes.

Segundo o xadrezista, com uma “forte aposta” na modalidade, o concelho de Santa Catarina pode vir a ter um campeão a nível nacional.

Os primeiros três classificados receberam prémios monetários no valor de 5.000, 3.000 e 2.000, respectivamente, troféus e medalhas.

FM/CP

Inforpress/Fim