Visita do Presidente do Gana a Cabo Verde é “muito importante” para os dois países –Jorge Carlos Fonseca

 

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) –  O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considera que a visita do seu homólogo do Gana, Nana Akufo-Addo, a Cabo Verde é “muito interessante e importante” para Cabo Verde e também para este país da costa oeste-africana.

“Apreciamos a vontade do Presidente do Gana, recentemente eleito, de querer conhecer os países que integram a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e se propõe um diálogo político e diplomático com Cabo Verde para conhecer a realidade cabo-verdiana”, precisou Jorge Carlos Fonseca.

Para o chefe de Estado cabo-verdiano esta primeira visita de Nana Akufo-Addo vai contribuir para uma “reaproximação” entre os dois países e pode “potenciar relações futuras de cooperação”.

O Presidente da República fez estas declarações à imprensa à margem de uma visita que efectuou quarta-feira, 17, à exposição de fotografias intitulada “As Maravilhas de Cabo Verde”, de autoria de Gabriel Costa, um amador que diz captar as imagens com o sentido de um profissional e fá-lo nos seus tempos livres.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, o Gana é um país “muito importante” em África e no quadro da CEDEAO, organização de que também faz parte Cabo Verde.

“É um país que tem tido uma experiência democrática positiva e muito relevante”, indicou, realçando ainda o facto de o Gana possuir uma das economias “mais pujantes” do continente africano, nomeadamente da CEDEAO.

Confrontado com a ideia de que neste momento se nota uma reaproximação de Cabo Verde à África e à CEDEAO, em particular, Jorge Carlos Fonseca afirmou que tem havido “momentos mais intensos e menos intensos” destas relações.

“O que se pode dizer é que talvez, neste momento, se possa assistir a uma maior intensidade nos esforços de aproximação, de integração e de mútuo conhecimento. Nós temos que conhecer melhor os países do nosso continente e, também, eles têm que nos conhecer melhor”, sublinhou.

Além de Santiago, onde vai visitar a cidade-berço da cabo-verdianidade (Cidade Velha), Nana Akufo-Addo desloca-se ainda ao Sal para se inteirar das potencialidades turísticas desta ilha.

Na capital, o Presidente ganês vai se encontrar com o presidente do Parlamento, Jorge Santos, assim como com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O Gana é o segundo maior produtor mundial de cacau e o segundo maior produtor de ouro do continente africano, a seguir à África do Sul.

LC/CP

Inforpress/Fim