Inicio Cooperação Vice-primeiro-ministro Olavo Correia vai à Correia do Sul participar nas reuniões anuais...

Vice-primeiro-ministro Olavo Correia vai à Correia do Sul participar nas reuniões anuais do BAD

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, vai estar na Correia do Sul, entre os dias 21 e 25 de Maio, para participar na 53ª Assembleia Anual do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A reunião, que este ano acontece na cidade de Busan, vai discutir, conforme uma nota de imprensa do Governo enviada à redacção da Inforpress, o tema “Acelerar a industrialização de África” e outras questões, como as alterações climáticas, as infra-estruturas, o sector privado e a governação.

Milhares de delegados, chefes de Estado, directores-gerais dos sectores público e privado, parceiros de desenvolvimento, académicos, bem como representantes da sociedade civil e da comunicação social são esperados no evento onde vão ser promovidos vários eventos de partilha de conhecimento.

A finalidade é encontrar novas ideias para o desenvolvimento e financiamento da industrialização em África, depois dos líderes políticos dos países africanos e suas congéneres da Coreia apresentarem as suas visões e estratégias sobre o sector, assim como possíveis soluções para enfrentar os desafios de sua implementação.

Segundo o Governo, o tema a ser abordado nas reuniões do BAD deste ano “é de grande interesse para Cabo Verde”, sendo que o Executivo tem vindo a adoptar um conjunto de medidas para dinamizar a economia do país, “com foco na melhoria do ambiente de negócios e do fortalecimento da produção interna”.

Neste contexto, de acordo com a mesma fonte, “o sector industrial nacional passou a ter prioridade”, tendo o Governo dado início, em sede do Orçamento de Estado (OE) 2018, à execução do programa de protecção à industria nacional visando, de entre outros, garantir mais emprego, ampliar a oferta de produtos cabo-verdianos no mercado e baixar os preços.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia e Silva, vai aproveitar a sua deslocação à Coreia do Sul para ter encontros bilaterais com vários parceiros de desenvolvimento, além de participar na conferência sobre Cooperação Económica Coreia do Sul -África (KOAFEC), sobre o tema “África e a quarta revolução industrial: um trampolim em etapas?”, que será realizada à margem das reuniões anuais do BAD.

As reuniões anuais do BAD, também, terão um diálogo presidencial de alto nível sobre visões, experiências e lições aprendidas.

DR/ZS

Inforpress/Fim