sarıyer haberleri">

Vice-presidente do MCC considera que Cabo Verde está a fazer história ao concluir com sucesso o II compacto do MCA

 

Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – O vice-presidente do Millennium Challenge Corporation, Robert Blau, considerou hoje que Cabo Verde está, mais uma vez, a fazer história por concluir “com sucesso” o II compact do Millennium Challenge Account.

Robert Blau fez esta consideração, no acto de inauguração do projecto de interligação do sistema de abastecimento de água de Ponta d´Água, Achada São Felipe, Achada Limpo, Palha Sé, Achada Grande, Monte Vaca na Cidade da Praia e em Ribeirão Chiqueiro e Neta Gomes no concelho de São Domingos.

Para o vice-presidente do MCC, este compacto foi implementado com “elevado padrão de qualidade” e alcançaram resultados que vão para além dos que foram previstos, pelo que parabeniza o Governo de Cabo Verde na implementação deste Compact.

A extensão da rede de água inaugurada, para o MCC, é um dos projectos “mais importantes” da carteira do FASA e está orçado em 4 milhões e meio de dólares, beneficiando assim cerca de 30 mil pessoas nos dois concelhos.

Para o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, esta inauguração que marca o fim das realizações do II compacto do MCA em Cabo Verde, foi um “sucesso” e concretiza o reforço da relação de Cabo Verde com os Estados Unidos de América.

“Pela segunda vez, os EUA disponibilizaram a Cabo Verde, num quadro de reforço de cooperação que somos exemplares, numa parceria muito forte em domínios tão importantes como foi os compactos água e saneamento, expansão do aeroporto da Praia (…) e este projecto muito específico de água para um conjunto de bairros”, indicou.

Neste sentido, ressaltou a importância deste projecto, não só pela expressão do financiamento envolvido, mas pelo benefício directo nas populações de Zona Norte e Leste da Cidade da Praia e em São Domingos, que tinham “grandes problemas” de acesso à água.

Ulisses Correia e Silva diz esperar que este ponto de chegada que é a conclusão deste “grande projecto” seja também um ponto de partida para reforçarem ainda mais investimentos nesses sectores que são fundamentais, como no domínio da água, energia e saneamento.

Por sua vez, o director do MCA, Hélder Santos, explicou que este “projecto estruturante”, que visa reforçar a capacidade de água potável na zona norte da Praia e em São Domingos, vai disponibilizar cerca de 6.500 metros cúbicos de água/dia.

Orçado em 421 milhões de escudos, foi construído duas estacões de bombagem de água, construção e recuperação de quatro reservatórios, construção de duas condutas elevatórias, quatro condutas gravíticas, uma rede de distribuição de 39 quilómetros e instalação de um novo posto de transformação.

AM/ZS

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon