V Gala Internacional de Dança em Cadeira de Rodas do Monaroda realiza-se em Setembro na Suíça

Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – V Gala Internacional de Dança em Cadeira de Rodas do grupo cabo-verdiano “Monaroda”, terá lugar este ano no dia 22 de Setembro na cidade de Sion, na Suíça, anunciou esta terça-feira a responsável do grupo.

Miriam Medina, que falava em entrevista à Inforpress, avançou que o evento que vai acontecer sob o tema “Música e Ritmos” é fruto de um convite da Associação Cabo-verdiana de Valais de Arte e Dança de Sion e contará com a participação de Brasil, Bélgica, Holanda e de Suíça.

“Queremos agradecer a Associação Du Valais pelo convite e prometemos proporcionar momentos memoráveis, pois, um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”, afirmou.

Do país vão participar 14 membros do grupo Monaroda para apresentar em cadeiras de rodas vários estilos de dança nacional e internacional.

Esta é a segunda vez que a Gala Internacional de Dança em Cadeira de Rodas do Monaroda CV  é realizada no exterior, sendo que o primeira teve lugar no Luxemburgo.

No próximo ano, sublinhou Miriam Medina, o Monaroda pretende realizar a VI Gala Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, em Cabo Verde no mês de Junho, evento que terá lugar na Assembleia Nacional.

Monaroda, uma associação integrada por pessoas com e sem deficiência física, que luta pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência, foi criada em Julho de 2009 e desde então tem contribuído para uma melhor integração dessa classe na sociedade.

Em 2017 o grupo representou Cabo Verde no Campeonato Internacional de Dança em Cadeiras de Rodas, que se realizou nos dias 17 e 18 de Junho, em Frankfurt (Alemanha).

Entretanto, em Abril do mesmo ano, o grupo havia conquistado 5 medalhas no Campeonato Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, na Holanda, respectivamente, uma medalha de ouro por Flávio Tubaron, na categoria freestyle single men (estilo livre homens); duas de prata, sendo uma por Élia Neves Mendes, na categoria freestyle single womenn (estilo livre mulheres), e o outro por Flávio e Miriam Medina, na categoria freestyle combi 2 (estilo livre combinado).

Na ocasião, o grupo Monaroda conquistou ainda mais duas medalhas de bronze referentes ao 4° e 5° lugar disputados pela Élia Mendes e Euclides Moreira, na categoria Duo standard dentro e fora do IPC.

PC/FP

Inforpress/Fim