UNTC-CS vai homenagear o poeta e sindicalista Osvaldo Osório por ocasião do 40º aniversário da central sindical

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS) vai homenagear o poeta e sindicalista Osvaldo Osório, por ocasião das comemorações do 40º aniversário dessa central sindical.

O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, pela secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, considerando ser uma “justa homenagem” àquele  que foi o “timoneiro” do movimento sindical cabo-verdiano.

Adiantou que o acto central vai ser no dia 21 de Setembro, na Cidade da Praia, com a realização de uma Conferência Sindical Internacional para a partilha de experiências sindicais com os convidados de Portugal, Angola e Senegal.

E nesses 40 anos de existência da UNTC-CS, Joaquina Almeida observou que os desafios são outros e que se exige uma postura inovadora, de modo a acompanhar os desafios e as demandas da actualidade

Questionado a fazer o balanço desses 40 anos, Joaquina Almeida avançou que a instituição ganhou respeito a nível nacional e internacional pela sua postura e diálogo e também pelo facto de ser “mentora” da implementação do salário mínimo e da implementação do subsídio do desemprego.

Em relação a desafios reconheceu que ainda há muitos, particularmente na reposição do poder de compra, que vem sendo reclamado desde 2011, lembrando que faz parte do programa do Governo da IX legislatura.

“Por isso é que estamos a reivindicar o aumento anual de um por cento e estamos no terceiro Orçamento do Estado e não há nenhum aumento salarial para todos os trabalhadores, quando o Governo diz que fez a progressão e promoção do trabalhador do quadro especial”, explicou, Joaquina Almeida, questionando sobre a situação dos trabalhadores do quadro comum.

Para terminar Joaquina Almeida, lembrou que próprio lema da UNTC-CS “Sempre com os Trabalhadores”, remete a uma proximidade permanente com eles, “dando-lhes sempre voz e vez”.

OM/FP

Inforpress/Fim