Uni-CV tem estado na “dianteira” no tratamento das questões de relações internacionais e diplomacia a nível do ensino superior – responsável

 

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – O porta-voz da Primeira Semana de Relações e Internacionais e Diplomacia, o professor universitário português, Vicente Brandão, disse hoje que a Uni-CV tem estado na “dianteira” no tratamento dessas questões   a nível do ensino superior.

Este doutor em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa fez essa afirmação   à margem da abertura a I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia, que acontece a partir de hoje, e até sexta-feira, no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Cidade da Praia.

Segundo o porta-voz, durante os dois primeiros anos de curso de Relações Internacionais e Diplomacia, a Uni-CV tem demonstrado todas as condições para a sua consolidação, facto constatado por ser um dos cursos mais procurado da instituição.

Adiantou, por outro lado, que o objectivo da realização dessa Semana   de Relações Internacionais e Diplomacia é divulgar esse curso e, ao mesmo tempo, abordar os grandes temas internacionais de acordo com a perspectiva de Cabo Verde.

“Há grandes desafios a nível das ameaças internacionais, da questão ambiental   e das próprias questões decorrentes da posição estratégica de Cabo Verde a nível da politica externa”, notou.

Questionado sobre as perspectivas dessa iniciativa, disse que a partir de debates entre os participantes, com tratamento de temas de uma forma “bastante madura” pode-se sair premissas para o futuro principalmente a nível de publicações académicas.

Henrique Araújo, aluno do segundo ano do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, enalteceu a realização desse evento, uma vez que, conforme constatou, representa uma oportunidade de trocas de exigências entre diferentes actores internacionais.

“Vão estar aqui vários diplomatas e agentes da área   das regulações internacionais para demonstrar uma perspectiva do que vai ser a nossa vida profissional”, notou o estudante.

A I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia realiza-se sob o lema “A diplomacia cabo-verdiana: Pressupostos teóricos e desafios práticos”, uma iniciativa promovida pela Uni-CV, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes.

A Semana tem como objectivo divulgar o curso de Relações Internacionais e Diplomacia, através do trabalho que tem sido realizado por docentes, discentes e todos os colaboradores de uma forma geral e demonstrar a interação entre o conhecimento das relações internacionais, a vertente teórica e a prática diplomática.

“Problemática do desenvolvimento dos pequenos Estados Insulares” e “Cabo Verde e as Dinâmicas de Segurança do século XXI” fazem parte dos temas abordados, além de visitas de estudo, apresentações de trabalhos de estudantes e sessões culturais.

O evento será uma oportunidade para analisar os diferentes temas de acordo com política externa de Cabo Verde e uma forma de fomentar as reflexões e investigação através de trabalhos acadêmicos nesta área científica.

OM/CP

Inforpress/Fim