Uni-CV capacita docentes em empreendedorismo e metodologias inovadoras sobre o sector marítimo

 

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – Docentes da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participam a partir de hoje até sexta-feira, numa formação de formadores sobre empreendedorismo e metodologias inovadoras sobre o sector marítimo.

Em declarações à imprensa, o coordenador do empreendedorismo da Uni-CV, Vítor Tavares, explicou que a formação acontece no âmbito do Programa EMPREAMAR CV e visa reforçar as capacidades e conhecimentos dos formandos, dota-los de competências técnicas e práticas adequadas, para que sejam capazes de potencializar no mundo empresarial os conhecimentos científicos e técnicos gerados nas instituições.

“A ideia é que os docentes possam transmitir aos jovens e pessoas que vivem nas zonas costeiras e que se inscreveram para desenvolver projectos empresariais ligados ao sector do mar, nomeadamente pescas, turismo, energia e transporte”, disse, salientando que o número de candidaturas ultrapassou a cifra de 100 alunos, o que no seu entender demonstra que a população está mais consensualizada de que o mar pode ser explorado de forma inovadora e criativa.

De acordo com este responsável, o objectivo passa também por mudar a relação das pessoas com o mar, aproveitar os recursos, mas de forma sustentável.

“Tendo em conta que somos ilhas, vamos aproveitar a experiência desenvolvida em Galiza, Espanha para adaptar a nossa realidade e integrar essas pessoas na vida activa ligada ao mar”, sublinhou, realçando que a ideia é reforçar conhecimentos em termos de novas tecnologias didáticas em empreendedorismo e de conhecimento em matéria de empreendedorismo.

O programa EMPREAMAR CV, é financiado maioritariamente pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Campus do Mar, através da Universidade de Vigo.

A finalidade é melhorar a qualidade de vida das comunidades costeiras que dependem da economia marítima, através da implementação de soluções inovadoras.

AV/FP

Inforpress/Fim