Uni-CV apresenta projecto de investigação “Crescimento, desenvolvimento e saúde” da população escolar em Cabo Verde

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)  apresenta hoje, no Campus de Palmarejo, na Cidade da Praia,   o projecto de investigação denominado “Crescimento, desenvolvimento e saúde” da população escolar em Cabo Verde” .

Segundo um comunicado da Uni-CV, trata-se de um projecto que pretende ser desenvolvido entre Cabo Verde, Moçambique e Portugal, coordenado pelo docente da Uni-CV, Emanuel Oliveira, e com a direcção de docentes da Faculdade de Desporto, Universidade da Porto, da Universidade da Madeira e da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Esclarece que a análise recairá no público entre os 10 e os 18 anos, para caracterizar a população escolar de Cabo Verde do ponto de vista do seu crescimento físico; identificar níveis e padrões da maturação biológica, aptidão física, hábitos alimentares, actividade física, assim como investigar o efeito das diferenças socioeconómicas.

A amostra vai ser definida pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE) e os critérios de inclusão e exclusão seguem as recomendações da Organização Mundial de Saúde e as indicações do INE de Cabo Verde.

“O estudo fornecerá um conjunto extenso de dados sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde das crianças e adolescentes cabo-verdianos que serão de grande utilidade pública em termos de gestão de políticas educativas, desportivas e de saúde pública”, explica o comunicado, apontando que uma das análises que estará em foco será a obesidade e sedentarismo.

OM/AA

Inforpress/Fim