Inicio Cooperação Ulisses Correia e Silva na China para assistir à Cimeira de Cooperação...

Ulisses Correia e Silva na China para assistir à Cimeira de Cooperação China-África

Cidade da Praia, 31 Ago (Inforpress) – Uma delegação cabo-verdiana liderada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deslocou-se quinta-feira à noite à China, para participar no Fórum de Cooperação China-África, que vai decorrer de 03 a 04 de Setembro, em Beijing.

Esta informação foi avançada à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, tendo destacado o encontro que vai haver, em Beijing, entre o Presidente da China e o chefe do Governo cabo-verdiano, no qual o arquipélago pretende apresentar várias questões “importantes” no processo de desenvolvimento das ilhas.

Dentre esses projectos encontra-se a criação da Zona Económica Especial Marítima (ZEEM) de São Vicente, a nova maternidade do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, um centro nacional de congressos, entre outros.

“Vamos ter um momento com o Presidente da China, com o nosso primeiro-ministro, temos vários dossiês na mesa, vários projectos importantes para Cabo Verde. Há um clima de confiança muito grande nas relações entre a China e Cabo Verde e acredito que vai ser uma cimeira muito importante para a África, vamos discutir os temas da globalização, o comércio e o investimento”, acrescentou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Cabo Verde, sublinhou Luís Filipe Tavares, tem projectos muito concretos que vai apresentar, vai negociar, realçando que o ambiente entre os dois países é “muito bom” e que a China tem apoiado muito o arquipélago.

O governante, que já esteve três vezes na China, revelou que sempre foi “muito bem recebido” enquanto ministro da Defesa e ministro dos Negócios Estrangeiros naquele país asiático.

Luís Filipe Tavares acrescentou ainda que está a desenvolver uma relação de “grande amizade e cumplicidade” com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês e que após a cimeira vai encontrar-se com o seu homólogo em Nova Iorque, de 24 a 27 de Setembro, onde terá a oportunidade de falar com ele sobre os detalhes da cooperação entre os dois países.

Recentemente, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, disse que o Governo espera que esta cimeira consiga intensificar as relações de cooperação entre os dois países, particularmente no que diz respeito à agenda para a criação da zona económica exclusiva.

O vice-primeiro-ministro mostrou-se ainda confiante de que a cúpula do Fórum de Cooperação Sino-Africano em Beijing “aprofundará novos modelos de cooperação futura”, e será outro “passo importante” para reconfirmar a “excelente” relação entre a República Popular da China e Cabo Verde e entre os povos dos dois países.

Inforpress/Fim