sarıyer haberleri">

Ulisses Correia e Silva faz primeira visita aos EUA como chefe do Governo com reforço da cooperação na agenda

 

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, desloca-se, na próxima segunda-feira, 18, pela primeira vez, aos Estados Unidos da América (EUA), enquanto chefe do Governo, e leva o reforço da cooperação na sua agenda de trabalho.

Acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o chefe do Executivo tem como primeiro ponto da agenda a sua participação e discurso na 72ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a ter lugar na cidade de Nova Iorque, no dia 22 de Setembro, segundo informações disponibilizadas pelo Governo.

Para além de discursar no evento, Ulisses Correia e Silva terá encontros bilaterais “ao mais alto nível” com os chefes de delegação dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, entre outros.

Para o reforço da cooperação, conforme a mesma fonte, o primeiro-ministro tem agendado outros vários encontros bilaterais e audiências com altas individualidades norte-americanas, sendo que no dia 24 de Setembro irá assinar, em Washington, o acordo SOFA (em inglês -Status of Forces Agreement), que define o estatuto das Forças Armadas norte-americanas em território cabo-verdiano, por ocasião de exercícios militares conjuntos.

“Esta será a primeira visita de José Ulisses Correia e Silva enquanto chefe do Governo cabo-verdiano aos Estados Unidos, nosso parceiro de vanguarda e com o qual Cabo Verde está a concentrar esforços e energias para promover o reforço e o desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação”, sublinhou o Governo.

Entre os domínios da cooperação, estão, ao nível federal e descentralizado, nos domínios da consolidação da democracia, da melhoria do ambiente de negócios, da paz e da segurança, da promoção do investimento privado americano e da Diáspora no arquipélago e da melhor integração da maior comunidade cabo-verdiana no mundo, residente naquele país.

O Estado de Cabo Verde quer “preservar e desenvolver” as relações com os EUA que já se “consolidaram”, mas agora quer privilegiar a implicação acentuada da comunidade cabo-verdiana nos negócios e investimentos em Cabo Verde, facilitada por incentivos especiais, acreditado que é possível atribuir essas relações uma dimensão mais diversificada.

Neste sentido, o Executivo é de opinião que o turismo, a exportação ao abrigo da iniciativa AGOA, o conhecimento e tecnologia, bem como a conclusão da aliança estratégica de segurança para reduzir as vulnerabilidades do país face ao crime organizado, sem descurar as tentativas de se ver eleito a um eventual 3º Compacto do MCA, serão o “foco” dessa cooperação.

Entretanto, Ulisses Correia e Silva vai aproveitar a sua estada naquele país para manter contactos com comunidades cabo-verdianas em várias cidades, e no dia 30 de Setembro irá participar I Gala “Cabo Verde de Sucesso”, que será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, em Boston.

A finalidade do evento é distinguir cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos que se destacam na sociedade americana, na actividade política, empresarial, académica, científica, desportiva, cultural, na medicina, entre sectores.

DR/JMV

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon