Técnicos dos gabinetes municipais recebem formação em gestão baseada em resultados

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – Técnicos do Gabinete de Estudos e Planeamento da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) e técnicos dos Gabinetes Técnicos Municipais e Intermunicipais participam a partir de terça-feira, na Praia, numa formação sobre gestão baseada em resultados.

A formação, promovida pela ANMCV, no âmbito do projecto CSO-LA-2016/374-886 “Construindo cidades seguras e sustentáveis – Um desafio às autoridades locais com envolvimento de todo e de cada um”, financiado pela delegação da União Europeia, tem a duração de quatro dias.

Pretende-se, com esta formação reforçar os conhecimentos dos técnicos enquanto responsáveis pelo aconselhamento das câmaras municipais a nível do ordenamento do território, urbanismo, mas também, no apoio técnico no desenvolvimento de acções que visam identificar as principais necessidades das autarquias, relativamente ao recrutamento de competências técnicas para a melhoria dos seus processos e procedimentos de gestão.

Avaliado em 500 mil euros, aproximadamente 55 mil contos, o projecto “Construindo cidades seguras e sustentáveis – Um desafio às autoridades locais com envolvimento de todo e de cada um”, prevê a formação para 240 novos autarcas e 81 dirigentes dos 22 municípios nas áreas de urbanismo, ambiente, ordenamento do território e liderança local.

Contempla, ainda, formação para 95 técnicos municipais nas áreas de normativa sobre ordenamento do território e fiscalização urbana e o reforço do gabinete de estudos e planeamento para aconselhamento dos municípios com carência de recursos humanos em áreas em referência.

O projecto prevê, também, a produção de um vídeo sobre as boas práticas urbanísticas, campanha de comunicação nos média sobre essas boas práticas, realização de palestras e concursos de desenho nas escolas, bem como a sensibilização da população no geral.

AV/CP

Inforpress/Fim