Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) - Alunos de cinco liceus reuniram-se hoje, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, num encontro de reflexão subordinado ao tema “O papel dos jovens na promoção de uma cultura da paz nas escolas”.

Escola Técnica Polivalente Cesaltina Ramos, Liceu de Achada Grande, Liceu Regina Silva, Liceu de São Filipe  e Amor de Deus,  foram  as instituições de ensino que participaram neste encontro  que se iniciou em 2016, no âmbito da roda de reflexão “Por uma cultura da não-violência - uma emergência nacional”.

Em declarações à Inforpress, Stefany Gonçalves, responsável pelo grupo Jovens pela Paz, promotor da iniciativa, disse que esse encontro vem no sentido de chamar a atenção para os numerosos actos de violência que tem acontecido nos diferentes estabelecimentos de ensino secundário da Cidade da Praia.

“Temos constatado várias cenas de violência   nos liceus e como trabalhamos   para a promoção da paz com esse encontro entre os alunos estamos a dar o nosso contributo”, notou.

É que, segundo esta responsável, a melhor forma de prevenção é falar com os próprios alunos de modo a consciencializa-los para terem uma cultura de não-violência e de paz nas suas respectivas escolas.

Stefany Gonçalves avançou ainda   que posteriormente outros estabelecimentos de ensino vão ser convidados a participar nesta iniciativa, não descartando a   possibilidade de estender a participação das escolas de ensino básico.

“Jovens pela Paz” é de um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant ́Egídio que é um movimento internacional para a promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade.

Na Cidade da Praia, o movimento é constituído por 35 jovens que se reúnem regularmente para se conhecerem e partilhar suas observações e sonhos da construção de um mundo melhor.

OM/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.