Sociedade Cabo-verdiana de Música divulga prémio internacional “Miriam Makeba” no valor de 100 mil dólares para o vencedor

Cidade da Praia, 02 Ago. (Inforpress) – O artista vencedor do Prémio Internacional da Criatividade Artística “Miriam Makeba” vai ser contemplado com uma recompensa monetária de 100 mil dólares (aproximadamente 9.400 contos cabo-verdianos), patrocinado pelo Presidente da República da Argélia, Abdelaziz Boutafrika.

A informação foi revelada na manhã desta quinta-feira pelo vice-presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Joaquim Andrade, em conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia, onde revelou que o prémio conta ainda com os auspícios do Ministério da Cultura da Argélia e do Escritório Nacional de Direitos de Autor e Direitos Conexos (ONDA), congénere da SCM.

Anunciou que qualquer artista africano com mais de 18 anos e residente em África pode candidatar-se ao Prémio “Miriam Makeba”, assim como artistas que reivindicam o estatuto de refugiado devido a situações excepcionais como conflito armado e desastre natural.

Joaquim Andrade avançou que a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, Solange Cesarovna, integra o corpo de júri internacional deste prémio, e que Cabo Verde tem a responsabilidade de promover este galardão em toda a África Lusófona.

Pretende-se com a implementação do Prémio Internacional da Criatividade Artística “Miriam Makeba” permitir que os artistas que usam a arte africana como meio possam expressar as suas ideias e comunicar as suas mentes e serem melhor ouvidos e mostrarem as suas criações, promover a Arte Africana em todas as suas formas de expressão, incentivar o talento e a criatividade e premiar a melhor criação artística.

Os interessados como músicos e artistas plásticos devem estar inscritos na sociedade dos direitos autorais, no caso de Cabo Verde na SCM, concorrem mediante o envio de um ficheiro com cópia da descrição do projecto artístico cujo prazo estipulado é de até 31 do corrente.

Instituído no Fórum de Criadores Africanos em Dezembro de 2017 pelo ministro da Cultura da Argélia, Azzedine Mihoubi, o Prémio Internacional da Criatividade Artística “Miriam Makeba” presta o seu reconhecimento à carreira militante e artística desta que foi das intérpretes africanas mais credenciadas a nível mundial.

SR/ZS

Inforpress/Fim